EVENT 映画▶アーカイブ公開中▶🎬ソロモンの偽証 前篇・事件

ライブ #24479932

00:00
  • レベル 1
  • サポーター 1
Nascido em São Gonçalo, a 25 de Janeiro de 1977, Antonio chegou a Duque de Caxias com 04 anos de idade, seu pai Antonio Rodrigues, lancheiro, analfabeto, mas inteligente com os números e sua mãe diarista, também com pouca instrução lutavam para sustentar uma família com mais dois irmãos Ailton e Ana Flávia. Já em sua adolescência mostrava interesse em temas sociais e manifestava sua indignação através do movimento estudantil em Duque de Caxias (UEDC).
Em sua juventude o encontro com os ideais do Pré-vestibular para negros e carentes mudará e orientará seus princípios ideológicos. O contato com a proposta de levar as classes populares às universidades públicas soava como o advento de uma revolução anunciada, Antonio, começa como aluno em 1994, no núcleo Sant´Anna (mais tarde Solano Trindade) em Jardim Primavera e já em 1995 chega à Secretário-Geral dos Pré-vestibulares para Negros e Carentes. Em 1999 organiza o núcleo Castro Alves em Saracuruna levando de centenas de jovens às universidades públicas.
Graduado em História pela Feuduc, volta-se  para a História da Baixada, e atua como professor no 2º distrito lutando pela valorização de nossa História e Memória buscando desenvolver em sua prática profissional o amor à nossa cidade e a sensibilidade ao sofrimento de nosso povo.
Casado com a Enfermeira Vivian Fernanda, companheira incansável ao seu lado, vem desenvolvendo no Cangulo um projeto de “Enfermagem Solidária” em parceria com a Biblioteca Comunitária Solano Trindade visita os lares levando informação para prevenção de várias doenças, Pai de Abner Marx e Ana Laura, sempre lutou para que as crianças de sua comunidade tivesse uma opção de cultura, educação e lazer.
Inconformado com a situação de sua comunidade organiza em sua varanda uma pequena biblioteca, que em poucos anos seria a Biblioteca Comunitária Solano Trindade, um dos movimentos populares mais respeitado do Rio de Janeiro, sendo reconhecida pelo Ministério da Cultura, Secretaria Estadual de Cultura e Prefeitura Municipal de Duque de Caxias (FUNDEC), Biblioteca Nacional e Fundação Nacional do livro infantil e juvenil , e através dessas parecerias é oferecido à comunidade Cursos de Informática, Alfabetização de adultos, Pré-vestibular , reforço escolar, Oficinas de leitura, Contação de Histórias, Cine-Clube, Capoeira e o serviço normal de uma Biblioteca.
Em poucos anos a Biblioteca Comunitária Solano Trindade já recebeu vários prêmios, entre os principais podemos destacar os seguintes: Menção Honrosa da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil como um dos Melhores Programas de Incentivo a Leitura de 2009, Moção de Aplauso da Câmara Municipal de Duque de Caxias, Premio Ponto de Leitura do Ministério da Cultura e a Medalha Pedro Zumbi dos Palmares, conferida pela Câmara Municipal de Duque de Caxias aos movimentos que lutam pela valorização da cultura afro-brasileira de Duque de Caxias.
A nível municipal já foi vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Negro e Igualdade Racial e Promoção Étnica de Duque de Caxias e sua atuação foi pautada na luta pela valorização da cultura negra em nossa cidade.
A partir da luta da Biblioteca Comunitária Solano Trindade foi um dos fundadores da Rede Estadual de Bibliotecas Comunitárias do Rio de Janeiro, que reúne mais de 50 Bibliotecas Comunitárias em parceria com o Movimento Baixada Literária.
Articulado e fortalecido entre o movimento popular, Antonio parte para um desafio: Construir o Plano Municipal de Livro e Leitura de Duque de Caxias, para isso somente um movimento como a Biblioteca Comunitária Solano Trindade conseguiria reunir em Duque de Caxias representantes do Ministério da Cultura, Secretaria Estadual da Cultura e Secretaria Municipal de Cultura e os movimentos populares ligados ao livro e leitura para começarmos a construir nosso Plano Municipal de Livro e Leitura, que servirá de base para os governos universalizarem as bibliotecas e democratizarem o acesso à informação através de uma Rede Municipal de Bibliotecas.
Como produtor cultural promove diversos eventos que já fazem parte do calendário cultural da cidade como o Arraiá Literário e o Dia Nacional da Leitura, ambos da Biblioteca Comunitária Solano Trindade, mas o seu auge foi o ano de 2011 em que produziu o premiado documentário “O Vento forte do Levante”, dirigido por Rodrigo Dutra (Angu Tv!), a obra apresenta a vida de Solano Trindade, e sua relação com Duque de Caxias e sua luta contra as injustiças com nosso povo. O documentário foi eleito o melhor do Festival Cine Cuffa 2011 e ganhou o Angu de Ouro, oferecido ao melhor filme exibido no Cine Clube MatecomAngu de 2011.
Apaixonado pelo seu bairro, o Cangulo, faz questão de informar em todas as suas palestras onde morador do bairro. Sempre lutou para que fosse conhecido não pelo seu histórico de violência, mas que sua gente é lutadora e batalhadora. Sempre chamou a atenção da mídia para que os poderes públicos se voltassem para sua comunidade, e também levando sua luta para todos quantos pudessem ouvir: Universidades, escolas, associações, empresas, conferencias, igrejas e etc. Uma de suas maiores conquistas foi levar a história da Biblioteca Comunitária Solano Trindade para a Feira Literária de Paraty, mas principalmente na XV Bienal do Rio, em que foi levado ao Rio Centro tudo que acontece no Cangulo. Num dia inteiro de Programação no stand do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) foram apresentados escritores, poetas, músicos, voluntários, parceiros institucionais que contribuem para que a Biblioteca Comunitária Solano Trindade seja o movimento forte que é atualmente.
E quando, Antonio já tinha passado por desafios difíceis, chega diante dele o desafio de dirigir a Associação para o Desenvolvimento Solidário de Saracuruna, gestora do Banco Comunitário de Saracuruna. A idéia consiste em trabalhar com o conceito de Economia Solidária, buscando fortalecer a economia local com a criação de uma moeda local, a Saracura, que contribui para que a riqueza produzida em nosso bairro não se perca, gerando emprego e renda. Além disso o Banco Comunitário de Saracuruna oferece duas linhas de crédito, o mais simples em moeda social de caráter emergencial para atender necessidades dos moradores, e o segundo em reais para pequenos empreendedores que queriam desenvolver alguma atividade produtiva. O projeto tem assessoria da Incubadora de Empreendimentos em Economia Solidária da Universidade Federal Fluminense e patrocínio da iniciativa privada.
Seu mais novo projeto será lançado em breve levará o modelo de sucesso da Biblioteca Comunitária Solano Trindade para outras comunidades, será a INCUBADORA DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS, a idéia é apoiar materialmente e assessorar comunidades que queiram organizar uma Biblioteca Comunitária, a princípio serão três comunidades beneficiadas: Parque Esperança (Associação de Moradores), Vila Urussaí (Congregação Metodista) e João Pessoa ( Grupo Cultural Chocobim). E uma grande novidades para atender os estudantes e simpatizantes do estudo teológico terão uma biblioteca especializada a Biblioteca Comunitária Teológica Thomas Munzer, na Assembléia de Deus do Jardim Rosário, seu acervo será compostIo de obras teologia, história, filosofia, moral e sociologia.
Candidato a vereador pelo Partidos dos Trabalhadores em Duque de Caxias em 2012, obteve a expressiva votação de 1124 votos em sua primeira tentativa, sendo o candidato do PT mais votado do 2º distrito, o que o credenciou ainda mais se tornando uma das lideranças políticas mais respeitadas de Duque de Caxias.
E em 2013 a convite do Prefeito Alexandre Cardoso e dos Secretarios e Sub de Cultura e Turismo Jesus Chediak e André Oliveira assumiu a direção da Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola, bem como as salas de leitura de Imbariê, Xérém e Jardim Primavera.
E ainda coordenará o Projeto "Tecendo uma rede leitura" da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Duque de Caxias apoiado pelo Instituto C&A. Atualmente a convite do Prefeito Alexandre Cardoso, assumiu a direção da Biblioteca Municipal Gov. Leonel de Moura Brizola juntamente com a Coordenação de Políticas de Livro e Leitura da Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias.